Bicicletários Imaginários: Aeroporto Salgado Filho - Terminal 1

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Aeroporto Salgado Filho - Terminal 1

...imaginários, somente bicicletários imaginários!


Saiba um pouco mais sobre o Aeroporto de Porto Alegre - Terminal 1:

Ele possui uma área de aproximadamente 3.600,000 metros quadrados e está situado no bairro São João, zona norte de Porto Alegre.

É o principal aeroporto da região Sul do Brasil, com o maior número de aeronaves e passageiros. Em 2011, o Aeroporto Salgado Filho foi o terceiro aeroporto brasileiro em número de passageiros internacionais transportados, ficando atrás apenas dos aeroportos de Guarulhos em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro.

Atualmente o Aeroporto Internacional Salgado Filho possui dois terminais para embarque de passageiros (TPS) e um terminal de cargas (TECA). O terminal 2 (TPS2 - o mais antigo) esteve por muito tempo desativado, e foi reformado para voltar a operar. Possui capacidade de um milhão e meio de passageiros por ano. O terminal foi reaberto em dezembro de 2010, apenas para voos domésticos. Já o terminal 1 (TPS1) conta com um shopping, praça de alimentação e várias lojas, tendo sido o primeiro aeroporto do país a possuir salas de cinema (já desativadas).
  • Coordenadas: 29° 59' 06" S / 51° 10' 03" W
  • Rádio-auxílios: NDB, VOR e ILS (Cat I na pista 11)
O aeroporto é de grande importância para os vôos para o Cone Sul, onde recebe pessoas de várias partes do país em direção a Buenos Aires, Santiago do Chile, Rosário, Córdoba e Montevidéu.

Para a copa de 2014, estão previstas a ampliação e alargamento da pista (ficará com 3200 m x 45 m), a reforma do TPS2, ampliação do pátio de aeronaves, ampliação do TPS1, construção de novo TECA ao lado do TPS1, ampliação das taxiways para otimizar as operações na pista e construção de novo prédio de estacionamento para 3,5 à 4 mil vagas, ao lado do atual e a conclusão da instslação do ILS. Para que a ampliação da pista seja realizada, é necessária a remoção da Vila Dique, próxima à cabeceira 29.

Foi o primeiro aeroporto administrado pela Infraero a ter o moderno sistema integrado de check-in. O Aeroporto dispõe do sistemas ILS CAT-I (mínimos de 200ft de teto - altura do solo até a base da nuvem que cobre mais de 4 oitavos da abóboda celeste) e terá instalado o sistema ILS CAT-II (que reduz os mínimos para pouso de 200ft para 100ft de teto) após a ampliação da pista tendo em vista a recolocação do ILS CAT-I na cabeceira 29, já que o novo sistema CAT-II ficará na cabeceira 11. Em 2010, ficou em terceiro lugar no Prêmio Avião Revue 2010, na categoria Melhor Aeroporto do Brasil. Dia 1º de Dezembro de 2010 o TPS2 foi liberado pela infraero, mas ainda não totalmente reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário