Bicicletários Imaginários: Província de Shiga...

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Província de Shiga...

...é uma das praças mais lindas de Porto Alegre!!!
 
 
 Ela tem o formato triangular e é delimitada pelas avenidas Cristóvão Colombo e Plínio Brasil Milano e pela Rua Marechal José Inácio da Silva, situada no bairro Passo d'Areia, dentro dos limites desse com os bairros Higienópolis e Boa Vista.
 
 
 
Inaugurada em outubro de 1983, a Praça Shiga foi financiada pelo governo do Japão, para celebrar o convênio de fraternidade assinado entre o Rio Grande do Sul e Shiga, dois estados-irmãos. Na placa em granito negro incrustada em uma rocha na entrada da praça, lê-se em português e em japonês:

"Praça Shiga
Esta praça foi oferecida ao povo gaúcho
pela Província de Shiga-Japão,
estado-irmão do Rio Grande do Sul
em comemoração ao convênio de
fraternidade assinado entre os dois estados.
Outubro de 1983."

Abaixo dos ambos os textos, há a assinatura dos chefes de governo dos dois estados daquela época, Jair Soares e Masayoshi Takemura.
 

Ela tem lindos bicicletários imaginários, mas não é possível pedalar lá dentro. A  Praça Shiga é aberta de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Não é permitida a entrada de cães no local.

 
Paisagismo

A praça foi projetada pelo arquiteto e paisagista japonês Kunie Ito, seguindo o tradicional estilo dos jardins japoneses. Possui um lago, uma cascata, uma ponte de pedra, um quiosque, uma fonte e esculturas. Toda a praça é murada por uma cerca de arame, atrás da qual há arbustos e árvores cobrindo seu interior. Na parte mais alta, há um monumento a Buda.

Dentre as espécies de plantas utilizadas estão buxos, azaléias, camélias, bambus, ameixeiras, pinheiros, extremosas, cerejeiras e bordos. A praça contém ainda cercas de bambu ao longo de todos os seus pavimentos de pedras, para evitar que as pessoas pisem nos jardins, pois servem para a contemplação. 


[Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_Prov%C3%ADncia_de_Shiga]

2 comentários: