Bicicletários Imaginários: Lenta agonia...

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Lenta agonia...

De bicicleta vemos mais de perto o que passaria despercebido: belos prédios históricos sendo trocados por blocos de concretos. A cor, o movimento e a forma, substituídos por um visual frio e cinza... "Lenta agonia"... é a descrição mais exata encontrada para definir o que está acontecendo com um importante edifício histórico, que tem em seu topo a escultura de uma linda gôndola veneziana.


Neste edifício foi fundada a Sociedade Carnavalesca Gondoleiros, no Bairro São Geraldo, por imigrantes Italianos vindos da região de Veneza. Suas cores são azul e branco.

[Observação importante: as imagens, aqui expostas, são meramente ilustrativas, com o intuito plástico-fotográfico. Obviamente não devemos estacionar bicicletas em pisos táteis. +AMOR, POR FAVOR]

Imagine:  foi uma das fundadoras da Associação Porto Alegrense de Bocha, em 1942. Além da bocha, destacou-se em vários esportes, entre os quais estão judô, patinação, futebol de salão e bolão.


Agora, a edificação do início do século, com vitrais temáticos coloridos e detalhes esculpidos em toda sua estrutura, está se deteriorando... Caindo no esquecimento uma parte importante da história de Porto Alegre... Uma memória tão descuidada que nem encontrei o nome do arquiteto que ergueu esta obra... 


Se restaurado, seria um belo lugar para um museu com biblioteca, salas de estudos... Um espaço cultural que falta no bairro São Geraldo... É, sonhar não custa nada... ;)

Saiba um pouco mais sobre a...

Sociedade Gondoleiros

Imigrantes italianos, vindos, na sua maioria, de Veneza, entenderam fundar uma sociedade sedimentada na cultura de suas origens cujo “tripé” de sustentação era a arte, a sociabilidade, o carnaval!

Em 05 de março de 1915, deram forma a seus objetivos e foram em busca de associados que se engajassem na criação desse ícone do 4º distrito [*era como esta região era conhecida no passado] que acabou congregando as mais diversas etnias já instaladas no nosso querido bairro-cidade.

Na leitura da ata da primeira reunião, encontram-se os detalhamentos, transcritos a seguir, que justificam, além da escolha do nome: Sociedade Carnavalesca Gondoleiros, as diversas atividades a que deram início na época de sua fundação:

Devido ao fato de eles estarem assentados próximos ao Guaíba, decidiu homenagear “os gondoleiros”, barqueiros que levavam as gôndolas sempre a cantar e cuja alegria era contagiante;

Inspirados nos espetáculos da “Comédia Del Arte” apresentados na praça central de Veneza, foram criados grupos de teatro e uma orquestra sinfônica;

Saudosos das majestades que desfilavam pela Praça de São Marcos, em Veneza, foram lançados os desfiles e a coroação das rainhas e princesas da primavera e do carnaval;

A tradição do carnaval de Veneza, quando cantores, tocadores e mascarados percorriam as alamedas da cidade, foi traduzida com a formação de cordões da sociedade, blocos de rua e palanques.

Hoje, assistindo em nossas mentes ao filme desses 90 anos de existência, com alegria, constatamos que, os dirigentes que foram assumindo as rédeas dessa casa não deixaram para trás os ideais de seus fundadores. Com muita habilidade e responsabilidade deram continuidade aos objetivos da criação e mais, fizeram nosso clube se destacar em diversas áreas, tais como,

No carnaval, com a conquista de relevantes premiações;

Nos esportes, com o merecimento de títulos memoráveis através da prática do “bolão”, “bocha” e “futsal”;

No judô, além da tradição, o da primeira conquista gaúcha de um titulo nacional nesta arte, tem se encarregado de trazer, atualmente, belas conquistas;

Na caminhada das mulheres por seus direitos, através dos Jantares das Luluzinhas, cujo pioneirismo aconteceu já na década de setenta com um número reduzido de mulheres associadas, num sábado ao meio-dia: era demais para a época ser à noite.

Na cidadania, cumprindo seu papel social ao auxiliar as comunidades mais carentes dos bairros Navegantes, São João, Floresta, Humaitá e Vila Farrapos;

Na arte de receber bem o que a tornou conhecida como a mais afetiva das sociedades no meio social de Porto Alegre.

Não podemos deixar de apreciar, com orgulho, as atualizações que foram acontecendo sempre com a meta de proporcionar aos associados lazer e satisfação. Entre elas estão a mudança sede social para a Rua Santos Dumont, à medida que as necessidades de atualizar-se reivindicavam piscinas, área externa, salão maior; a compra da sede campestre.

[Fonte: http://wikimapia.org/424282/pt/Sociedade-Gondoleiros]



Observação importante: 
as imagens, aqui expostas, são meramente ilustrativas, com o intuito plástico-fotográfico. Obviamente não devemos estacionar bicicletas em pisos táteis. +AMOR, POR FAVOR ;)


Um comentário:

  1. Observação importante:
    as imagens, aqui expostas, são meramente ilustrativas, com intuito plástico-fotográfico. Obviamente, não devemos estacionar bicicletas em locais que prejudiquem ou obstruam a passagem de pessoas. +AMOR, POR FAVOR ;)

    ResponderExcluir