Bicicletários Imaginários: Onde está Guaíba???

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Onde está Guaíba???

Esta é uma curiosidade histórica de Porto Alegre bastante intrigante:

O conjunto era composto por cinco estátuas, que faziam parte de um chafariz localizado na Praça da Matriz, instalado em 1866. Elas eram divididas em duas figuras femininas e outras duas masculinas. Essas ladeavam uma elevada representação masculina da república, que representava o Guaíba. As mulheres tem em suas bases as denominações de Caí e Sinos, e os homens, Gravataí e Jacuí.


Em 1910, a sua estrutura foi demolida para a colocação do atual monumento a Julio de Castilhos. As estátuas foram preservadas e guardadas em depósitos da prefeitura. 
Em 1923, elas foram vendidas para particulares. Seus donos queriam transformá-las em pó de mármore, porém, após uma campanha de mobilização feita pelo Correio do Povo, elas foram novamente compradas pela prefeitura com a promessa de sua reutilização em logradouro público.


Década de 1900
A promessa não foi atendida e um tempo depois as peças foram novamente vendidas. Elas passaram por diversas mãos.
Em 1935, retornam a prefeitura. Nesse ano elas foram instaladas na Praça Dom Sebastião, porém, a figura do Guaíba já não estava mais no conjunto. Segundo José Francisco Alves, ela continua nas mãos de particulares até hoje. As estátuas foram dispostas em dois corredores nas extremidades paralelo ao Colégio Rosário, como uma cascata seguindo o declive da praça, duas de cada lado. 


As quatro figuras remanescentes, que constituem os afluentes do Guaíba, passaram por diversas fases de depredação na referida praça. 
Em 1983, foram removidas para um depósito da prefeitura. 
Em 1986 elas foram alvos de polêmica na Câmara de Vereadores por causa do seu abandono. Mesmo  assim ficaram confinadas por mais 10 anos. 
Somente em 1996 elas retornaram para a referida Praça Dom Sebastião.


No retorno das estátuas foi criado um espelho d’água. Possivelmente isso fazia parte de uma retomada da característica original do monumento, com direito ao pedestal da já esquecida estátua do Guaíba. Infelizmente, ela até hoje não foi colocada lá, sendo que, temos um lugar com pouca água e com um melancólico espaço vazio.



[Fonte: http://lealevalerosa.blogspot.com.br/]

Nenhum comentário:

Postar um comentário