Bicicletários Imaginários: Grades da Igreja...

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Grades da Igreja...

....de Santa Teresinha de Lisieux. Ela fica na frente da Redenção, na Rua José Bonifácio, 645 - Bairro Bom Fim. Um dos templos mais antigos e bonitos da cidade de Porto Alegre [e muito concorrido para casamentos]. 


O projeto foi do engenheiro construtor espanhol Frei Cyríaco de São José, da Ordem dos Irmãos Descalços da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Retornando à Espanha antes da finalização da obra, deixou-a sob a responsabilidade do Frei Mariano de São José, também carmelita. A obra iniciou em 1924, finalizada e inaugurada em 27 de setembro de 1931. 


O edifício mostra uma notável harmonia nas formas e proporções e beleza nos detalhes, num estilo neogótico de grande pureza. Além disso, ele apresenta algumas soluções arquitetônicas interessantes, especialmente na fachada, dominada por uma torre octogonal única que se projeta, centralizada, para a frente em relação ao corpo do prédio, coroada por uma estátua da Padroeira de autoria de Alfred Adloff. Ao nível do chão a torre se abre em duas portas não paralelas à via pública fronteiriça, mas em ângulo de 45º em relação a ela. Estas portas desembocam em um vestíbulo dentro do corpo da torre, e então, por uma porta única central, penetra-se na nave.


Outra característica interessante é que o coro sobre a entrada ocupa também o oco da torre na altura do segundo piso, num espaço que espelha harmoniosamente a abside na extremidade oposta da nave. A despeito de suas dimensões relativamente modestas, sua verticalidade e leveza de linhas, típicas do estilo, aumentam a sensação de amplitude.


Chama a atenção, ainda, a requintada decoração de esculturas e frisos com motivos fito e zoomórficos, espalhados por toda a fachada e pelo interior. Nos tímpanos dos arcos existem relevos de Bartolomeu Llul, ilustrando cenas da vida da santa. Sobre o altar-mor, esculpido por André Arjonas, mostra-se a estátua de Santa Teresa de Ávila, reformadora da Ordem, ajoelhada aos pés de Nossa Senhora do Carmo com o Menino e ladeada por outros santos, colocada num nicho elevado da abside, criando um impactante efeito dramático. A Padroeira deste templo tem um altar próprio numa das naves laterais. O grande vitral na fachada, representando a apoteose de Santa Teresinha, foi confeccionado pela Sociedad Maumejean Hermanos, de Madri, e os vitrais secundários são obra da antiga Casa Genta, de Porto Alegre.


E estas grades!!! Lindos e eficientes bicicletários imaginários!!! :D

[Fonte: http://santissimoesantateresinha.blogspot.com.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário