Bicicletários Imaginários: Desbravando o Parque...

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Desbravando o Parque...

...Gernânia, Bairro Jardim Europa.


Onde encontrei diversos bicicletários imaginários!!! [Estes são apenas dois deles...]



Saiba um pouco mais sobre o Parque Germânia...

 A denominação foi dada pela Lei 6688, de 15 de outubro de 1990. A pedra fundamental foi lançada em 18/07/1994, em homenagem ao 170° aniversário da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul.

A configuração inicial abrangia parte de uma área de propriedade particular e outra doada por loteamento que, posteriormente, foi permutada por uma gleba maior, hoje incorporada ao Parque. A Praça Conselheiro Josino, proveniente do Loteamento Chácara das Pedras, também foi agregada ao parque. Por ocasião da implantação de outro loteamento, como contrapartida prevista em lei, efetivou-se o Parque, que foi inaugurado em 26 de março de 2006. Através de condicionante estabelecido pela SMAM, para a obtenção do licenciamento ambiental, uma empresa assumiu a manutenção dessa área por 10 anos.

O Parque Germânia é uma área de lazer pública que surgiu como resultado da compatibilização dos elementos naturais e urbanos. Atendendo ao princípio de qualificação ambiental, foram preservadas no local importantes áreas de formações naturais originais. Administrado pela SMAM, está aberto ao público no horário das 6h30min às 20h, podendo estender-se até às 21h (no verão).

Sua localização veio suprir uma região da cidade carente desses espaços de lazer. Abrangendo 15 bairros, sua implantação beneficia diretamente 7 deles: Vila Ipiranga, Vila Jardim, Chácara das Pedras, Três Figueiras, Boa Vista, Passo d’Areia e Cristo Redentor.

Área de Preservação
O objetivo de preservar fragmentos florestais no ambiente urbano é contribuir para a manutenção da biodiversidade local, atuando como corredores ecológicos, que possibilitam o deslocamento dos animais para alimentação e reprodução, bem como a disseminação de plantas.

A mata ciliar existente no curso d’água preservado – Arroio Areia – atua como filtro, retendo poluentes, além de evitar a erosão e controlar a poluição atmosférica.

Nos 7,3 ha de áreas de preservação permanente (APPs) são encontrados:
 Campos secos, destacando-se a presença de butiazeiros;
 Aglomerados de maricás;
 Capoeirões com média de três 3 metros de altura, compostos de mamonas, aroeiras vermelhas e grandiúvas;
 Mata nativa com figueiras, corticeiras, timbaúvas, capororocas, açoita-cavalos, butiazeiros, chá de bugre, pata-de-vaca, branquilho, chal-chal, pitangueiras, aroeiras vermelhas, cocão, mamica de cadela, guajuvira e grandiúva, entre outros.

Avifauna
Diversas espécies de pássaros podem ser observadas na área do parque, como juriti-pupu, choca-da-mata, choca-de-boné-vermelho, pula-pula-assobiador, pitiguari, arredio-oliváceo, bem-te-vi, joão-de-barro, suiriri-cavaleiro, corruíra, quero-quero, pica-pau-do-campo, sabiá-do-campo e saracura-do-brejo.

Fauna
Entre as poucas espécies de mamíferos encontradas, destacam-se o gambá-de-orelha-branca e o preá.

[Fonte: SMAM – Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre]

Nenhum comentário:

Postar um comentário