Bicicletários Imaginários: Elas choram e eu choro junto...

sábado, 13 de setembro de 2014

Elas choram e eu choro junto...

"Uma das cidades mais arborizadas do mundo", é o que todos diziam quando visitavam Porto Alegre...


Nos últimos tempos essa marca tem sido dissolvida, pois muitas das árvores centenárias estão sumindo... cortadas, banidas... sem dó nem piedade... Árvores que já estavam aqui, árvores trazidas por imigrantes... Árvores que acompanharam as nossas infâncias nos parques, nas ruas... na frente de nossas casas...


Com um sorriso sarcástico no rosto e uma uma potente serra em seus braços, ele diz: "Elas estão podres e por isso tenho a autorização para cortá-las... Se fotografar, você terá que falar com o meu advogado!"


Mas como? Como que árvores fortes, cobertas de folhas viçosas e verdes, com suas raízes resistentes... entrelaçadas, abraçadas, bem sustentadas na terra... estariam morrendo? A seiva, como sangue, escorre pelos seus corpos...  Elas choram e eu choro junto...


[Eram as mais fortes e lindas Ficus Italianas, no centro do Parque Moinhos de Vento - Parcão - Porto Alegre, nem tão mais alegre assim... - RS]



2 comentários:

  1. A fonte de vida da nossa mãe terra que a tanto tempo nos filtra o ar e alimenta a alma é dissipada por falta de consciência e conexão com a nossa verdadeira missão: Protegê-la.

    ResponderExcluir