Uma vez eu vi uma ação na internet, onde um grupo colocou faixas móveis de segurança para pedestres em torno do Largo da Batata... Foi a minha primeira lembrança gravada deste lugar, momento em que criei um laço imaginário afetivo com este espaço de São Paulo. Nunca pensei em estar lá... Bem, o mundo dá voltas...
Nos onze dias de agosto em que estive em São Paulo, em todos eles, eu dei
uma voltinha no Largo da Batata, com a minha bici Sarah...
Para minha felicidade de "Bike Anja" em Porto Alegre-RS, consegui participar de uma ação EBA do Bike Anjo-SP, "Começar a Pedalar na Cidade", onde ajuda quem tem algum receio em sair pedalando no trânsito. [Mais informações: http://www.bikeanjo.org/projetos/programaebasp]
A prefeitura cedeu o espaço para o Bike Anjo dentro do Largo da Batata, para deixar ali um container, onde ficam guardados muitos dos materiais e bicicletas utilizados nos eventos.
A prefeitura cedeu o espaço para o Bike Anjo dentro do Largo da Batata, para deixar ali um container, onde ficam guardados muitos dos materiais e bicicletas utilizados nos eventos.
Foto: Bike Anjo Pedro Vasconcelos Wandalsen.
Aqui o retrato da aula teórica do projeto EBA do Bike Anjo. Conversamos sobre componentes da bicicleta, acessórios obrigatórios, leis de trânsito...
Foto: Bike Anjo Pedro Vasconcelos Wandalsen.
Fiquei bastante feliz, pois nunca havia participado de algum EBA em Porto Alegre-RS. Também, nunca havia tomado contato com alguma divulgação, ou visualizado qualquer movimento assim antes de abril deste ano... Enfim... Estou bem contente e confiante que a equipe atual do Bike Anjo da nossa região está se estruturando para as ações. AGORA VAI!!! :D
Foto: Bike Anjo Pedro Vasconcelos Wandalsen.
...Um outro atrativo importante no Largo da Batata, é o bicicletário privado, porém gratuito... Estação Bike. Fiz uso por algumas poucas horas, quando decidi me aventurar a ir de metrô ao centro.
A equipe é alegre e bem atenciosa: eles fotografam a bicicleta e o nosso rosto, realizam um cadastro com um documento de identificação e telefone, passam uma trava na bicicleta e nos entrega a chave. Temos até 72 horas para retirar a bicicleta dali e na retirada devemos devolver a chave da trava que nos foi entregue e mostrar um documento de identificação. Gostei bastante! Quero isso também na capital gaúcha!
Sobre o trânsito em geral, em São Paulo senti um respeito maior entre modais. Os veículos realmente param quando um pedestre demonstra a intenção de atravessar na faixa. Soa como um absurdo, eu sei, mas em Porto Alegre os motoristas ainda tem muito que aprender... o trânsito é bem complicado. Outra diferença que notei, é que as praças públicas possuem bicicletários, diferentemente das nossas da Capital do Rio Grande do Sul... Ai,ai...[suspiro] eu moraria facilmente em São Paulo!
...Largo da Batata! Ali eu curti o sol e a garoa... cantei, dancei, agradeci,
sorri e gargalhei! Não necessariamente nesta mesma ordem! Ô, saudades!
sorri e gargalhei! Não necessariamente nesta mesma ordem! Ô, saudades!
#bicicletariosimaginarios #pegaabicicletaevai #forçanapaçoca
Saiba um pouco mais sobre o Largo da Batata...
Largo da Batata é um logradouro público localizado no distrito de Pinheiros, na cidade de São Paulo. Situa-se na confluência da avenida Brigadeiro Faria Lima e das ruas dos Pinheiros, Teodoro Sampaio, Cardeal Arcoverde, Baltazar Carrasco, Martim Carrasco, Chopin Tavares de Lima e Fernão Dias.
Abriga a Estação Faria Lima da Linha 4-Amarela do Metrô e o terminal de ônibus Largo da Batata.
Há registros da ocupação da região por indígenas por volta de 1560, ano que marca a fundação do bairro de Pinheiros. Os Índios Guaianás teriam sido transferidos da Vila de São Paulo de Piratininga para a região, onde foi fundada a capela de Nossa Senhora da Conceição, pelos jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega.
Já no século XX, foi fundado o Mercado Caipira, mercado de produtos agrícolas e, a partir de 1909, foi construído um mercado municipal, fortalecendo sua característica comercial. É conhecido como Largo da Batata desde a década de 1920, por concentrar vendedores de batatas, próximo à Cooperativa Agrícola de Cotia.Porém, apenas em julho de 2012 recebeu o nome oficialmente, pela Lei nº 15.615/2012.
Possui também importância histórica no transporte, recebendo na década de 1930 bondes elétricos que ligavam o bairro ao centro da cidade.
Desde 2007, passa por requalificação urbana.
Em 2013 entrou para a história como o ponto de concentração que reuniu milhares de pessoas em 17 de junho no 5º Ato contra os aumentos na tarifa dos transportes no estado, organizado pelo Movimento Passe Livre.
[Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Largo_da_Batata]
Fiquei feliz em saber da sua perspectiva sobre o trânsito de sp. Paulista reclama, mas eu faço questão de ressaltar que apesar da quantidade de carros, é muito organizado e me sinto respeitada na maioria do tempo em que pedalo. I S2 SP
ResponderExcluirGratidão pelo feedback, Meissa!!! <3 #tamojuntosnapaçoca
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