Bicicletários Imaginários: Encontrei um bicicletário...

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Encontrei um bicicletário...

...na Rua Vieira de Castro!!!


[quase esquina com a Avenida Venâncio Aires, Bairro Santana]



Saiba um pouco mais sobre o Bairro Santana:


Santana é um bairro da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela Lei 2022 de 7 de dezembro de 1959.

O bairro recebeu este nome em homenagem à sesmaria de Santa Ana, área que Jerônimo de Ornelas ocupou ao vir para Porto Alegre, no século XVIII. Devido às frequentes inundações do arroio do Sabão, o bairro era pouco atraente para habitação, e nele moravam muitas famílias negras de baixo poder aquisitivo. No final do século XIX, a rua principal do Santana era a Rua dos Pretos Forros, que passou a se chamar 28 de Setembro a partir de 1871, em alusão à promulgação da Lei do Ventre Livre. A partir de 1885, passou a ser Rua Santana, como permanece até hoje.

O desenvolvimento do bairro ocorreu após a Guerra dos Farrapos. Em 1865, o então governador da província, o conde da Boa Vista, abriu uma via pública com seu nome, que possibilitou a instalação do prado da Boa Vista, valorizando a região.

A partir do século XIX, a urbanização de Porto Alegre trouxe ao bairro Santana a construção de uma ponte, a ampliação das ruas e a circulação da comapanhia de bondes Carris. Em 1931, foi construída a paróquia São Francisco de Assis.

Características atuais

O Santana é considerado um bairro residencial de classe média e heterogênea, que possui um comércio de pequeno porte, contando com bares e casas noturnas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário